Análise do conto “O Batizado”, de Luiz Silva(Cuti), sob a ótica da resistência

Autores

  • Elaine dos Santos Antonio Meneghetti Faculdade
  • Anderson Caetano dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Cuti. Contos. Literatura afro-brasileira.

Resumo

O conto é uma das formas utilizadas pelos escritores filiados ao movimento negro para divulgação da produção literária deles. Luiz Silva (Cuti) é vinculado ao ativismo social, com contos que possuem personagens e protagonistas afro-brasileiros. Neste artigo, analisa-se o conto “O Batizado” lançado nos Cadernos Negros 14, de 1991. A resistência à ideologia dominante é uma das estratégias da literatura produzida por esse escritor. Sendo assim, o protagonista e os personagens estão em uma festa de batizado, demonstrando as contrariedades de uma família afro-brasileira. Paulino (protagonista) questiona os valores culturais dos seus familiares devido à aproximação com a militância negra, com as religiões afro-brasileiras e a preparação para o exame vestibular.

Biografia do Autor

Elaine dos Santos, Antonio Meneghetti Faculdade

Professora doutora em Letras pela UFSM com tese defendida em 2013. Foi professora e coordenadora do curso de Letras da Ulbra/Cachoeira entre 2002 e 2008; professora do curso de Letras da Urcamp entre 1999 e 2001; atuou no magistério estadual entre 2001 e 2009. Possui experiência na elaboração de questões para prova de concurso vestibular e participou das bancas de avaliação de redação do concurso vestibular da UFSM.

Anderson Caetano dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Literatura/UFSC

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

dos Santos, E., & dos Santos, A. C. (2018). Análise do conto “O Batizado”, de Luiz Silva(Cuti), sob a ótica da resistência. Revista Literatura Em Debate, 12(23), 194–214. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3005