Análise do conto “O Batizado”, de Luiz Silva(Cuti), sob a ótica da resistência
Palavras-chave:
Cuti. Contos. Literatura afro-brasileira.Resumo
O conto é uma das formas utilizadas pelos escritores filiados ao movimento negro para divulgação da produção literária deles. Luiz Silva (Cuti) é vinculado ao ativismo social, com contos que possuem personagens e protagonistas afro-brasileiros. Neste artigo, analisa-se o conto “O Batizado” lançado nos Cadernos Negros 14, de 1991. A resistência à ideologia dominante é uma das estratégias da literatura produzida por esse escritor. Sendo assim, o protagonista e os personagens estão em uma festa de batizado, demonstrando as contrariedades de uma família afro-brasileira. Paulino (protagonista) questiona os valores culturais dos seus familiares devido à aproximação com a militância negra, com as religiões afro-brasileiras e a preparação para o exame vestibular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.