A CRÍTICA LITERÁRIA COMO CRÍTICA POLÍTICA DA IDENTIDADE E DA REPRESENTAÇÃO: LEITURAS DE CAIO FERNANDO ABREU

Luciano Barbosa Justino, Elisabete Borges Agra

Resumo


RESUMO: Nosso objetivo é refletir sobre a articulação entre crítica e política, tendo como foco de análise leituras da obra de Caio Fernando Abreu numa perspectiva homoerótica. Compreendemos a crítica homoerótica como uma crítica necessariamente política, no melhor sentido da expressão, porque coloca a literatura num espaço de luta por direito à diferença e à alteridade. Contudo, ao lermos a fortuna crítica da obra de Caio Fernando Abreu encontramos uma conformação simples do homoerotismo à identidade e à representação, sem que essas sejam objetos de problematização. Entendemos, e este é o fim último deste artigo,que uma crítica que tenha como princípio o direito à diferença e à alteridade num espaço de luta que não pode nunca ser negligenciado,não deve se conformar a repetir essencialismos identitários e representacionais. É sobre a armadilha da identidade e da representação na crítica de Caio Fernando Abreu de que tratamos aqui, propondo um outro modo de entrada e da saída na obra.

PALAVRAS-CHAVE: Crítica. Homoerotismo; Identidade e representação; Caio Fernando Abreu.

 


Palavras-chave


Crítica. Homoerotismo; Identidade e representação; Caio Fernando Abreu.

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