O COLECIONADOR MÁRIO DE ANDRADE E A DEFESA DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO NACIONAL

Autores

  • Maria Regina Barcelos Bettiol Pesquisadora da Fundação CAPES/PNPD na URI

Palavras-chave:

Coleção, Patrimônio Artístico, Cultura Brasileira

Resumo

 

RESUMO: Neste trabalho exploramos mais uma entre as tantas facetas do escritor Mário de Andrade: a de colecionador. Mário de Andrade é um dos maiores colecionadores de arte do Brasil, escreveu seu nome não apenas na História da Arte Brasileira  mas também foi um dos pioneiros da História do Colecionismo no Brasil. A experiência do colecionador  Mário de Andrade foi fundamental para a formulação do seu conceito de patrimônio que foi a base para a criação de políticas culturais para o nosso país, políticas estas articuladas com os diversos interesses da nossa sociedade. A coleção marioandralina retrata a cultura brasileira em seus múltiplos aspectos,uma coleção que deverá ser conhecida por todos  aqueles que estudam a  nossa cultura.

PALAVRAS-CHAVE:  Coleção; Patrimônio Artístico; Cultura Brasileira.


 

Biografia do Autor

Maria Regina Barcelos Bettiol, Pesquisadora da Fundação CAPES/PNPD na URI

Graduada em Letras pela PUCRS, mestre em Literaturas Francesa e Francófonas pela UFRGS, doutora em Letras Literatura Geral e Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Letras (Literatura Geral e Comparada pela Université Sorbonne Nouvelle Paris III. Pós-Doutorada em Teoria da Literatura pela Universidade de Coimbra. Atualmente, é pesquisadora PNPD (CAPES) na URI.

Downloads

Publicado

2015-09-21

Como Citar

Barcelos Bettiol, M. R. (2015). O COLECIONADOR MÁRIO DE ANDRADE E A DEFESA DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO NACIONAL. Revista Literatura Em Debate, 9(16), 57–68. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1742