A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO CONHECIMENTO

APLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOB A PERSPECTIVA DE MARÍLIA MOROSINI

Autores

Resumo

O artigo apresenta o Estado do Conhecimento fazendo uma relação entre a teoria e a prática. Inicialmente é trazida a teoria sobre o Estado do Conhecimento e em seguida é apresentada a pesquisa que foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES com o tema “Políticas públicas de educação especial inclusiva na rede municipal de Frederico Westphalen”, no período de dezembro de 2023 a janeiro de 2024. Após, é demonstrada cada etapa de construção do Estado de Conhecimento, seguindo as orientações contidas na obra “O Estado do Conhecimento-teoria e prática” de Marília Morosini. Buscou-se demonstrar através da pesquisa realizada no portal da CAPES como elaborar cada uma das tabelas sugeridas por Morosini durante a construção do Estado do Conhecimento. Além disso, destaca-se a importância do Estado do Conhecimento para ampliar as informações e ideias a respeito do tema pesquisado, bem como, ter uma noção da quantidade de pesquisas que já foram feitas envolvendo o tema de pesquisa, além de salientar a relevância e a necessidade de haver novas pesquisas nesta mesma área.

Biografia do Autor

Mariluza Terezinha Pertuzzatti, URI - FW

Mestranda em Educação. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Neuropsicopedagogia.
Pesquisadora no grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão na Educação, na URI-Campus de Frederico Westphalen. Professora da rede municipal de Frederico Westphalen.

Cesar Riboli, URI - FW

Pós-doutor em educação. Doutor em educação. Professor do curso de Direito da URI/FW, professor do mestrado e doutorado em Educação. Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS. Avaliador do INEP/MEC. Advogado.

 

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

Pertuzzatti, M. T., & Riboli, C. (2025). A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO CONHECIMENTO: APLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOB A PERSPECTIVA DE MARÍLIA MOROSINI. Revista Educação, Direito E Sociedade, 8(8), 211–224. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/educacaodireitoesociedade/article/view/4942