RECONFIGURAÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO BRASIL

Autores

Resumo

A reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Básica e na escola pública é tema que nunca se esgota. E um dos motivos para que isso ocorra são os resultados das avaliações externas, os quais, na maioria das escolas ainda encontram-se insatisfatórios. Diante disso, o nosso artigo, pautado em revisão de literatura, tem como objetivo geral “propor algumas reconfigurações acerca do ensino e da aprendizagem da Matemática na escola pública” e como objetivos específicos: realizar uma breve sistematização sobre a Matemática e sua perspectiva histórica; observar os principais documentos e regulamentações que embasam o ensino e a aprendizagem da Matemática no Brasil; contextualizar sobre a importância da Matemática nas vidas doméstica e acadêmica; realizar algumas observações acerca da aprendizagem da Matemática na Educação Básica; indicar algumas reconfigurações sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática nas salas de aulas das escolas públicas brasileiras. Após esse estudo, entendemos que uma das saídas para a crise no ensino e na aprendizagem da Matemática seria a combinação de novas metodologias de ensino com adoção de plataformas on-line de forma complementar ao que é trabalhado em sala de aula, uma vez que o estudante poderá aprender conforme o seu ritmo.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Henzel Richter, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Professora na Escola Erci Campos Vargas. Possui bacharelado em Informática, é licenciada em Matemática e Letras. Possui Mestrado em Educação e é doutoranda em Educação pela URI/FW.

Elisabete Cerutti, URI/FW

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

Henzel Richter, A. P., & Cerutti, E. (2025). RECONFIGURAÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO BRASIL. Revista Educação, Direito E Sociedade, 8(8), 72–88. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/educacaodireitoesociedade/article/view/4868