EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE

DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Autores

Resumo

O artigo aborda a Educação a Distância (EaD) como uma resposta significativa às demandas educacionais contemporâneas. A convergência entre tecnologia digital e a necessidade de flexibilidade no ensino impulsionou o crescimento exponencial da EaD. No entanto, para que a EaD atinja seu potencial máximo, é crucial integrar inovações tecnológicas com práticas pedagógicas atualizadas. O papel do educador na EaD foi redefinido, tornando-se essencial na promoção da interação e colaboração entre alunos. Além disso, a reflexão crítica sobre a prática de ensino, conforme enfatizado por Paulo Freire, é um componente vital na formação contínua dos educadores na EaD. Ao promover essa reflexão, os educadores podem identificar áreas de melhoria em suas abordagens. A formação contínua dos professores é, portanto, crucial para a inovação e progresso no campo da educação. Em última análise, a EaD representa uma oportunidade de repensar e redefinir o processo educacional, democratizando o acesso ao conhecimento e preparando os alunos para os desafios do mundo digital.

Biografia do Autor

Alexandre Da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Licenciado em Matemática

Mestre em Educação 

Doutorando em Educação 

Professor de Matemática da Escola Básica da URI

Referências

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

Eucleia Geraldo de Almeida, V., Da Silva, A., & Cerutti, E. (2025). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Revista Educação, Direito E Sociedade, 8(8), 89–101. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/educacaodireitoesociedade/article/view/4863