A distribuição de argumentos nucleares em um discurso de sala de aula
Resumo
Neste trabalho, apresentamos um estudo em que investigamos as tendências apontadas pela Estrutura Argumental Preferida (EAP) (DU BOIS, 2003) em um discurso de sala de aula proferido em português do Brasil para alunos de graduação em Ciências Biológicas. Para isso, classificamos, em alguns trechos da transcrição, os argumentos dos verbos quanto à sua forma e ao seu status informacional; tomando
como base comparativa um estudo desenvolvido por Kumpf (no prelo), que também observou a aplicação das tendências da EAP em um discurso de sala de aula. Pudemos verificar que o nosso corpus de pesquisa apresenta uma baixa pressão informacional, apesar do expressivo número de formas nominais plenas, o que mostra que as tendências da EAP, em linhas gerais, cederam às especificidades da natureza didática
do discurso de sala de aula.
como base comparativa um estudo desenvolvido por Kumpf (no prelo), que também observou a aplicação das tendências da EAP em um discurso de sala de aula. Pudemos verificar que o nosso corpus de pesquisa apresenta uma baixa pressão informacional, apesar do expressivo número de formas nominais plenas, o que mostra que as tendências da EAP, em linhas gerais, cederam às especificidades da natureza didática
do discurso de sala de aula.
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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X