ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA
Resumo
Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no ingresso de estudantes na Educação Superior. A democratização do acesso propiciou a alunos historicamente excluídos desses espaços oportunidade de formação acadêmica. Muitos dos estudantes, porém, constituem um perfil discente caracterizado por apresentar na Educação Básica uma precária formação em algumas áreas do conhecimento, incluindo aprendizagem e uso proficiente da leitura. Como consequência desse histórico, tais estudantes estão revelando dificuldades na leitura de textos de cunho científico. Considerando que uma das práticas de ensino mais comuns na Educação Superior está baseada na solicitação de leitura prévia de textos científicos para as aulas, especialmente em cursos de licenciatura, esse artigo objetiva apresentar o conceito de alfabetização acadêmica, articulado com o novo perfil dos alunos ingressantes nos cursos de licenciatura, encaminhando para a proposta de inserir o tema em um componente curricular nos primeiros semestres de cursos de licenciatura.Downloads
Publicado
2021-12-30
Como Citar
Aguiar Bittencourt, Z., & Schwartz, S. (2021). ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA. Revista Língua&Literatura, 23(42), 164–181. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/4142
Edição
Seção
Vária
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.