O ONOMA E SUA RELAÇÃO COM A INTERDISCIPLINARIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO PRELIMINAR COM FOCO NA TOPONÍMIA

Karylleila Santos Andrade

Resumo


Resumo: Toponímia é uma disciplina que se dedica ao estudo dos nomes dos lugares (municípios, cidades, vilas, estados). Não se pode pensar a toponímia desvinculada de outras ciências: “é uma disciplina que se volta para a História, a Geografia, a Linguística, a Antropologia, a Psicologia Social e, até mesmo, à Zoologia, à Botânica, à Arqueologia, de acordo com a formação intelectual do pesquisador” (DICK, 1990, II). A proposta deste trabalho vincula-se ao estudo da toponímia aplicada ao ensino, mais particularmente no contexto do ensino da Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade, que se caracteriza pela colaboração existente entre disciplinas, uma intensa reciprocidade nas trocas, visando um enriquecimento mútuo. A interdisciplinaridade é vista como o ponto de encontro entre o movimento de renovação da atitude frente aos problemas de ensino e pesquisa e aceleração do conhecimento científico.


Palavras-chave


Onoma. Interdisciplinaridade. Toponímia. PCN Geografia. Ensino Fundamental.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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