AVALIAÇÃO ONLINE E O EXAME CELPE-BRAS: CAMINHOS OU (DES)CAMINHOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LINGUA ADICIONAL? -ALGUMAS REFLEXÕES

Ana Carla SOBREIRA

Resumo


Este artigo busca tecer reflexões a respeito dos processos de avaliação online nos cursos preparatórios para o Exame Celpe-Bras e a avaliação exigida no exame. A partir desse contexto, busco neste artigo entender o momento pedagógico problematizador em que estamos vivendo, tentando entender o problema para em seguida buscar possíveis respostas, pois, como a concentração no produto final ainda é uma realidade que acompanha o processo construtivo online do aprendiz, a meu ver, estamos enfrentando um impasse no que diz respeito aos processos avaliativos. O referencial teórico em que se apoia este artigo situa-se dentro da concepção sociointeracionista conforme postulada por Vygotsky. Vygotsky (2001) ressalta a importância da cultura na aprendizagem e no desenvolvimento do ser humano. Segundo o autor, os elementos mediadores entre o homem e o mundo, os instrumentos, os signos e todos os elementos do ambiente humano são carregados de significados culturais, ou seja, são construídos nas relações entre os homens.

Palavras-chave


AVAs; Avaliação online; Exame Celpe-Bras.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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