O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA
Palavras-chave:
Leitura literária. Clássicos. Letramento literário. Educação básicaResumo
Este trabalho dedica-se a estudar a prática de leitura literária no ensino fundamental II, mais especificadamente, no 6º e 9º anos. Pesquisamos, em três bibliotecas públicas da cidade de Itabuna, quantos e quais livros foram lidos em 2013. Procuramos identificar e destacar o posicionamento adotado nos documentos oficiais que parametrizam a educação básica, quanto ao lugar e o ensino da leitura de textos literários. Também nos debruçamos sobre a questão do clássico relacionado à formação do cânone, e do clássico conforme propõe Ítalo Calvino. Por fim, analisamos os dados que encontramos nos livros de registro das bibliotecas pesquisadas, relacionando-os ainda à necessidade de desenvolver o letramento literário. Desse modo, constatamos a hipótese do trabalho: de que o aluno do ano inicial lê mais textos clássicos que o aluno do ano final.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.