A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES

Irene Jeanete Lemos Gilberto

Resumo


Na Aula Inaugural proferida no Collège de France em 1977, Barthes propôs questões sobre o ensino e a pesquisa que ainda hoje são objeto de debate por parte de pesquisadores de diferentes áreas. Na área da educação, as reflexões trazidas por ele sobre a pesquisa e o papel do formador são vistas como contribuições importantes para se repensar metodologias de ensino e compreender o que significa a dialógica do processo de leitura e escritura. Na perspectiva de uma formação que ultrapasse a ‘fixação dos saberes’ e os determinantes da aprendizagem, o autor esboça nesse texto o desenho da complexidade como um dos caminhos possíveis para o ensino da literatura. É nessa perspectiva que o presente trabalho propõe o resgate desse texto de Barthes, no sentido de revisitar, no cenário da Aula, a complexidade proposta pelo autor e as novas maneiras de pensar o ensino e a formação.

Palavras-chave: Pesquisa; Ensino de Literatura; Metodologia

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

 Resultado de imagem para logo diadorim