Gênero publicitário na perspectiva das relações dialógicas

Viviane D. da Silva, Ernani Cesar de Freitas

Resumo


Este artigo apresenta uma análise realizada em um texto publicitário sobre o “Óleo de Amêndoas Paixão”, o qual faz parte da publicação de maio de 2010 da Revista Nova. Como objetivo geral, visamos estabelecer uma relação entre o texto verbal (palavra), o texto não-verbal (imagem) e o poder da publicidade que desencadeia na persuasão do leitor. A análise tem como suporte teórico as relações dialógicas, presentes na teoria de Bakhtin e nas obras de seus seguidores. Do vasto legado bakhtiniano foi abordado com maior evidência o diálogo estabelecido entre o Eu e o Outro na construção do sentido no discurso manifestado no gênero publicidade. A pesquisa realizou-se de forma descritiva e bibliográfi ca, uma vez que partindo do aparato teórico escolhido foi sendo tecida a análise. Constata-se que a leitura dialógica possibilitou ultrapassar as barreiras do interno da língua, com normas e estruturas, para chegar ao contexto externo da interação.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

 Resultado de imagem para logo diadorim