LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO

Marinês Andrea Kunz, Márcia Regina Santos de Souza

Resumo


Um dos problemas do ensino de leitura e de literatura na realidade escolar brasileira é, não raro, a falta de preparo teórico por parte dos professores para a elaboração de projetos de leitura adequados e interessantes, bem como o fato de os docentes não serem, efetivamente, leitores de literatura. Tal realidade redunda nos resultados sofríveis nos exames de proficiência leitora dos estudantes brasileiros, que não conseguem alcançar um patamar satisfatório de compreensão e interpretação. Diante disso, este artigo discute a leitura sob uma perspectiva dialógica, com base nas propostas teóricas do estudioso russo Mikhail Bakhtin. Entendendo a leitura como um processo dialógico, reflete-se sobre o ensino de leitura de textos literários e do papel do professor enquanto mediador de leitura. Para isso, analisa o poema Primeira Lição, de Lêdo Ivo, pelo viés do dialogismo e reflete, finalmente, sobre o ensino de leitura e de literatura.


Palavras-chave


Leitura; Dialogismo; Literatura.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

 Resultado de imagem para logo diadorim