"linguaeliteratura"

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Língua & Literatura (ISSN 1984-381X), Qualis/Capes B1, é uma revista digital semestral, publicada pelo Departamento de Linguística, Letras e Artes, da URI de Frederico Westphalen, RS, desde 1998. Seu  objetivo central é socializar pesquisas de interesse a estudiosos da língua (materna e estrangeira), das literaturas e suas culturas, bem como de teorias e discussões sobre processos de ensino e aprendizagem que exploram as diferentes linguagens adotadas nas situações de interação social e nas artes.

Como o nome indica, está direcionada ao debate de assuntos referentes às áreas de Língua e Literatura e sua publicação é assim organizada: a edição relativa ao primeiro semestre de cada ano dedica-se ao exame de um tópico relacionado à literatura em seus diálogos com outras linguagens, e a segunda ao texto enquanto materialidade linguística.

A revista é composta por quatro seções: Artigos, Vária, Entrevista e Resenhas. A seção Artigos apresenta uma proposição temática a cada número, a cujas especificidades deverão obedecer os textos submetidos; Vária contempla textos com assunto variado e diferente da proposta temática da edição da revista; contudo, de acordo com a proposta da revista, os textos devem contemplar o estudo da literatura ou das linguagens em sua interação com as artes. A seção Entrevista abriga entrevistas realizadas com artistas, intelectuais e pessoas de notório saber, com pesquisa/produção na área da língua e/ou literatura. Resenhas dedica-se a divulgar obras recém  publicadas (últimos 12 meses, no máximo) de interesse de estudiosos de língua e literatura. Todos os textos submetidos à avaliação devem ser originais e serão submetidos a rastreadores de plágio.

A revista está aberta à colaboração de professores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior. Língua & Literatura aceita submissões de pesquisadores doutores, doutorandos, mestres e mestrandos; submissões de mestres, mestrandos e doutorandos devem ser coautoradas com professor doutor. As submissões poderão ser escritas em português, inglês ou espanhol.  

 

Políticas de Seção

Apresentação

Apresentação da edição.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Vária

ARTIGOS QUE ESTÃO FORA DA CHAMADA DE UM DETERMINADO NUMERO DA REVISTA, MAS QUE SERÃO PUBLICADOS EM TAL NÚMERO COMO UMA SEÇÃO DE TEMAS MISTOS, VARIADOS.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Contents/Sumario

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais enviados à revista são inicialmente encaminhados ao(s) editor(s) responsável(is) pela publicação de cada volume para análise preliminar. Posteriormente, as submissão aceitas pelo(s) editor(s) são encaminhadas, incógnitas, à apreciação de dois pareceristas integrantes da Equipe Editorial ou consultores ad hoc, conforme a temática do texto. A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cegas, garantindo-se, portanto, o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação.

A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres dos membros da Equipe Editorial, que poderão aceitá-los, recusá-los ou sugerir alterações para viabilizar a publicação. Uma vez aprovadas pelos pareceristas, as submissões poderão ainda sofrer uma seleção final pelos Editores, quando o número de artigos aprovados for significativamente superior à média de ensaios publicados por Revista.

Os editores da revista de Língua & Literatura reservam-se ao direito de editar os artigos e resenhas aceitos, realizando, quando necessário, pequenas correções ou modificações que não alterem o estilo do autor, as quais serão encaminhadas aos autores previamente à publicação. Tais procedimentos estão atrelados à política de editoração dos textos, visando a uma melhor formatação e visualização.

O prazo médio entre a submissão e a publicação do texto é de seis meses.

 

Periodicidade

A revista é semestral, formato eletrônico. A partir de 2018/1, a revista correspondente ao primeiro semestre passará a ser publicada em janeiro, e a correspondente ao segundo semestre em agosto. Este ano, 2017, em fase de adaptação, a revista correspondente ao primeiro semestre manterá o calendário anterior (agosto) e a correspondente ao segundo semestre será publicada em setembro. Por ano, serão publicados, no mínimo, 16 artigos inéditos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização de acesso ao conhecimento.

O acesso da revista a autores que desejam publicar seus trabalhos também é livre e gratuito. Não se cobram taxas pelo envio, processamento e/ou publicação.

Free of charge.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite a estas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.Saiba mais...

 

Colaboradores

Revisão Metodológica: Tani Gobbi dos Reis

Capa/Arte: André Forte

 

Ficha catalográfica

 

 

R349

 

 

Revista de língua & literatura / Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Departamento de Linguística, Letras e Artes ;  Organização: Denise Almeida Silva, Ricardo André Ferreira Martins. –. v. 1, n. 1 (ago. 1998). – Frederico Westphalen: URI - FREDERICO WESTPH, 1998-.

 

Semestral

Modo de acesso: <http://www. fw.uri.br/publicacoes/linguaeliteratura>

ISSN – 1415-8817 (versão impressa)

ISSN – 1984-381X (versão on-line)

 

1. Linguística – Periódico. 2. Literatura. I. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. II. Departamento de Linguística, Letras e Artes. III. Silva, Denise Almeida. IV. Martins, Ricardo André Ferreira.

 

CDU 81’1(05)

 

 

Indexadores