RELATO DE EXPERIÊNCIA: LEIS COMO TEMAS PROBLEMATIZADORES NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM

roseana maria medeiros, Luciana S. de Biasi, Irany Denty

Resumo


O artigo apresenta reflexões sobre a experiência que está sendodesenvolvida no processo ensino-aprendizagem com as temáticas de EducaçãoAmbiental, Direitos Humanos e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena emum curso de Bacharel em Enfermagem localizado na região norte do Rio Grande doSul.  Além de cumprir as exigênciaslegais sobre os referidos temas, relatamos como tais temáticas secontextualizam em algumas matérias específicas de Enfermagem. A experiência vemapontando que na compreensão global do ensino-aprendizagem, em nível degraduação e, em se tratando de acionar este processo como problematizador darealidade, as ‘separações’ de conteúdos, os atravessamentos que asespecificidades da formação sofrem são um valioso caminho no interagir na epara a vivência de ensinar/aprender para a vida, sabendo respeitar e colaborarcom importantes mudanças socioculturais, através da convivência pacífica com aspluralidades, as diversidades e as diferenças. Situações em que a Enfermagemdesde sempre atua.

Palavras-chave


Leis. Ensino/Aprendizagem/ Problematização. Enfermagem.

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ISSN 2317-6075