COMUNIDADE KAIGANG: UMA VIVÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE

Adriana Rotoli

Resumo


O presente artigo relata a experiência como enfermeira na
Comunidade Indígena do município de Irai, situado na região norte do
Rio Grande do Sul, no período de outubro de 2001 a abril de 2003.
Primeiramente, realizamos um levantamento do modo de vida da população indígena com a finalidade de estabelecer as prioridades de ações em saúde. Neste sentido, destaco o grande número de crianças desnutridas ou em risco nutricional presentes nesta área, para as quais, propiciamos encontros com as mães para orientações e pesagem semanal dessas crianças. Convém ressaltar a importância de termos conhecimento antropológico acerca do indígena para que possamos desenvolver estratégias de impacto a sua saúde. Também, podemos perceber a abertura de mais um campo de atuação para o profissional enfermeiro, onde ele precisa identificar-se com a comunidade, estabelecendo vínculo de confiança e credibilidade para efetivar as ações planejadas.

ABSTRACT: The present work shows the experience of a nurse in the
Indian Community in Irai, in the north of Rio Grande do Sul, during the
period of October 2001 to April 2003. Firstly, a collect of data abaut the
Indian‘s way of life was carried on with the purpose of establishing somepriorities in health. Among these, a great number of undernourished children or in nutritional risk was detached. In fighting against under nutrition, were proportionated meetings with mothers, for orientation, and the children‘s weekly weighting. It is worth emphasizing the importance of having anthropological knowledge concerning to the native so that we can develop impact actions to health problems. It is noticed, therefore, the opening of one more field in the performance of the professional nurse, where he or she needs to identify with the community, establishing trust bond and credibility, to execute the actions.
Key words: children, under nutrition, indian´s.


Palavras-chave


Criança, desnutrição, índios.

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ISSN 2317-6075