DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE SAÚDE DO ESCOLAR

Silvana Teresa Neitzke, Elisangela Argenta Zanatta, Carla Argenta

Resumo


Este relatório de prática assistencial teve por objetivo implantar e implementar ações de Educação em Saúde na Escola, por meio da realização de grupos educativos com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, no intuito de sensibilizá-los para a problematização de assuntos relacionados à prevenção de doenças, manutenção e recuperação da saúde, com vistas à promoção da saúde. Esta metodologia propiciou a realização de dez encontros na Escola, consistindo em seis encontros com a temática cuidados com o corpo e quatro encontros com a temática sexualidade, os quais envolveram todos os alunos e professores para um pensar em saúde, auxiliando-os na sensibilização por uma vida mais saudável e na tomada de decisões responsáveis, bem como, proporcionando uma aproximação do profissional enfermeiro com a comunidade escolar.

-

CHALLENGES AND PROSPECTS IN THE DEVELOPMENT OF THE NATIONAL HEALTH OF SCHOOL

ABSTRACT: This report of care practice aimed to deploy and implement actions for Health Education in School, by educational groups with students from kindergarten and elementary school, in order to make them aware of the problematic issues disease prevention, maintenance and restoration of health, with a view to promoting health. This methodology allowed for the completion of ten meetings at school, consisting of six meetings contemplating the subject body care issues and four meetings with the sexuality issue, which involved all students and teachers to think about health, aiding them in raising awareness for healthier lives and making responsible decisions, as well as providing an approximation of the nurse with the school community.

Keywords: Educational Groups. Health Education. School. Students.


Palavras-chave


Grupos Educativos. Educação em Saúde. Escola. Alunos.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

ISSN 2317-6075