CONHECENDO AS METODOLOGIAS DO ENSINO DO PROCESSO DE MORTE E MORRER NAS ESCOLAS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO MUNICIPIO DE CHAPECÓ/ SC

TIAGO LUAN LABRES DE FREITAS, SILVIA SILVA DE SOUZA, VALERIA SILVANA FAGANELLO MADUREIRA, TATIANA GAFFURI DA SILVA, ELEINE MAESTRI, ODILA MIGLIORINI

Resumo


RESUMO:

Atualmente, a produção cientifica faz emergir discussões sobre a morte, no sentido de inseri-la de maneira significativa no cotidiano acadêmico e profissional dos trabalhadores da área da saúde. A morte é um evento inerente a todos os seres vivos, e no campo profissional a enfermagem são os que convivem cotidianamente com ela, pois a equipe está ao lado do paciente 24h por dia desenvolvendo atividades de cuidado. Neste sentido, ter um preparo adequado durante a graduação no que tange esse tema é de extrema importância, refletindo assim na vida profissional. Este estudo possui o objetivo de conhecer como o Processo de Morte e Morrer é desenvolvido durante a graduação nos cursos de Enfermagem em Universidades do Município de Chapecó/SC. Este estudo possui delineamento qualitativo descritivo exploratório. A pesquisa se foi realizada nas três escolas de enfermagem alocadas no município de Chapeco/SC e tendo como sujeitos da pesquisa 2 docentes de cada escola, os quais trabalham com a temática, ou que ministram disciplinas de cuidados críticos. A forma da coleta de dados foi por entrevista semi-estruturada. O estudo contou com o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Metodologicamente, para a análise e apresentação dos dados foram utilizadas três das quatro figuras metodológicas propostas pelo Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo possibilitou ter um panorama detalhado frente como o processo de morte e morrer é trabalhado na graduação dos cursos de enfermagem do referido município, bem com as concepções dos docentes frente ao tema e os cuidados quais elencam para o desenvolvimentos do ensino em suas aulas.


Palavras-chave


Morte. Morrer. Ensino. Graduação. Enfermagem

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ISSN 2317-6075