MARKETING DE RELACIONAMENTO: GESTÃO DE EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Palavras-chave:
Marketing. Relacionamento. Experiência. Cliente.Resumo
O presente artigo visa discutir os aspectos relacionados à evolução do conceito de marketing, migrando de uma abordagem focada na transação de bens e serviços para um enfoque voltado para o mercado. O principal objetivo desse artigo consiste em estimular a reflexão por parte das empresas, questionando práticas ultrapassadas e incentivando a adoção de métodos de interação com o mercado, a fim de extrair da relação com o cliente aspectos relevantes que possam contribuir para posicionar produtos e serviços, atendendo demandas específicas. A partir de um paralelo entre o uso do tradicional CRM (Customer Relationship Management) e a abordagem da GEC (Gestão da Experiência do Cliente) é possível perceber a real contribuição do relacionamento saudável com o cliente, aproveitando sua experiência para o posicionamento do produto. Analisou-se posteriormente um caso real de uma empresa do setor metal mecânico que tomou a iniciativa de escutar o cliente e aproveitar sua experiência para reposicionar o produto, o que lhe proporcionou soluções eficazes. Por fim, destacam-se os desafios que ainda precisam ser superados pelas empresas para estabelecer uma relação de parceria com seus clientes, passando pela qualificação de seus quadros e pela mudança da cultura, deixando de ver o marketing como uma área específica, para se tornar uma atitude de toda organização.Publicado
2013-06-28
Como Citar
Tischeler, A. M., Albarello, C. B., Brandt, G. T., Ferronatto, J. C., Goettems, L. C. M., & de Alcântara, M. (2013). MARKETING DE RELACIONAMENTO: GESTÃO DE EXPERIÊNCIA DO CLIENTE. Revista De Administração, 10(17), p. 90–101. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/947
Edição
Seção
Artigos
Licença
O trabalho Revista de Administração de Revista de Administração foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/index.