GERAÇÃO Z: COMPREENDENDO AS ASPIRAÇÕES DE CARREIRA DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

Autores

  • Ana Luíza Rossato Facco Universidade Federal de Santa Maria
  • Sandra Leonara Obregon Universidade Federal de Santa Maria
  • Glauco Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Diego Antonio Bittencourt Marconatto Unisinos

Palavras-chave:

Aspiração de carreira, Geração Z.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a relação estabelecida entre as aspirações de carreira de estudantes da geração Z de instituições públicas e privadas da cidade de Santa Maria/RS. A pesquisa é considerada descritiva e quantitativa, sendo a coleta de dados realizada através do método Survey, investigando 127 indivíduos do terceiro ano do ensino médio de instituições públicas e privadas. Em relação de como esses avaliam a escolha da carreira, verificou-se que levam em consideração seus interesses, habilidades e vocação pessoal. Acrescido a isso, a amostra da instituição privada considera relevante na mesma intensidade, tomar a decisão pela carreira sem a interferência e expectativas e pressão de outras pessoas. Referente ao grau de importância para atributo sucesso da carreira/área de atuação, o total de respondentes garante que fazer aquilo que gosta é muito importante para obter o mesmo, contudo, os indivíduos da instituição privada apontam também com a mesma importância, sentir a sensação de realização de cumprir o que deseja. No que tange o atributo para consolidação da empresa dos sonhos (ideal), a amostra geral dos respondentes atribui com maior relevância ter a possibilidade de um ambiente de trabalho agradável. Ademais, observa-se uma equidade nas aspirações de carreira dos indivíduos pesquisados, demonstrando que esse fator independe das instituições em que frequentam.

Biografia do Autor

Ana Luíza Rossato Facco, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM , possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (2014) foi Aluno Especial Programa de Pós Graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC (2014) e possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2012)

Sandra Leonara Obregon, Universidade Federal de Santa Maria

 Curso Técnico em Eletrotécnica pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (2010). É graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Franciscano (2014/02). Exerceu atividades como bolsista de Iniciação Tecnológica (FAPERGS), de agosto de 2012 até janeiro de 2015 no Centro Universitário Franciscano. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Comportamento, Estresse e Trabalho (GPCET) e participou no Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAD). Atualmente é mestranda em Administração na linha de Pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, bem como é discente do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Glauco Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Redes de Computadores

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Administração da UFSM

Diego Antonio Bittencourt Marconatto, Unisinos

Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos -- Pós-doutor em Administração pela HEC Montréal -- Experiência Executiva: Gestão Logística - Coca-Cola/SM (Suprimentos, Frota, Estoque, PCP, Distribuição e Equipamentos de Mercado); Consultor de Negócios (Modelos de Negócios, Planejamento Estratégico, Gestão de Processos) -- Experiência Docente em Graduação ou Pós-Graduação nas seguintes instituições: Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdades Metodista de Santa Maria Principais Interesses de Pesquisa: Microfinanças, Base da Pirâmide e diversas formas de Institucionalismo

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

Facco, A. L. R., Obregon, S. L., Rodrigues, G. O., & Marconatto, D. A. B. (2017). GERAÇÃO Z: COMPREENDENDO AS ASPIRAÇÕES DE CARREIRA DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS. Revista De Administração, 14(26), 84–108. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/2443

Edição

Seção

Artigos