GERAÇÃO Z: COMPREENDENDO AS ASPIRAÇÕES DE CARREIRA DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

Ana Luíza Rossato Facco, Sandra Leonara Obregon, Glauco Oliveira Rodrigues, Diego Antonio Bittencourt Marconatto

Resumo


O objetivo do artigo é analisar a relação estabelecida entre as aspirações de carreira de estudantes da geração Z de instituições públicas e privadas da cidade de Santa Maria/RS. A pesquisa é considerada descritiva e quantitativa, sendo a coleta de dados realizada através do método Survey, investigando 127 indivíduos do terceiro ano do ensino médio de instituições públicas e privadas. Em relação de como esses avaliam a escolha da carreira, verificou-se que levam em consideração seus interesses, habilidades e vocação pessoal. Acrescido a isso, a amostra da instituição privada considera relevante na mesma intensidade, tomar a decisão pela carreira sem a interferência e expectativas e pressão de outras pessoas. Referente ao grau de importância para atributo sucesso da carreira/área de atuação, o total de respondentes garante que fazer aquilo que gosta é muito importante para obter o mesmo, contudo, os indivíduos da instituição privada apontam também com a mesma importância, sentir a sensação de realização de cumprir o que deseja. No que tange o atributo para consolidação da empresa dos sonhos (ideal), a amostra geral dos respondentes atribui com maior relevância ter a possibilidade de um ambiente de trabalho agradável. Ademais, observa-se uma equidade nas aspirações de carreira dos indivíduos pesquisados, demonstrando que esse fator independe das instituições em que frequentam.


Palavras-chave


Aspiração de carreira, Geração Z.

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ISSN 2317-6083