A COMUNICAÇÃO PÓS-VENDA COMO INFLUÊNCIA NA FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO NA "EMPRESA A" SITUADA NA ZONA SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Maria Beatriz Lopes, Helena Souza Nobre, Demetrius Saraiva Gomes, Marcileide Muniz Cavalcante

Resumo


No presente trabalho, são descritas algumas ferrramentas importantes para a fidelização do cliente em relação à qualidade dos produtos/serviços, visando a comunicação pós-venda pode contribuir com esta fidelização. Logo, têm-se como objetivos mostrar como a comunicação pós-venda, a venda e o marketing influenciam na eficiência, tanto da empresa como na decisão de compra dos consumidores. A metodologia usada foi desenvolvida por meio de pesquisas bibliográficas; e um estudo de caso na Empresa A, onde os resultados foram analisados por meio de gráficos de acordo com o volume de vendas entre os anos 2009z 2013. Ficou claro que há uma forte tendência da incorporação da comunicação pós-venda em suas estratégias para obter resultados. Diante disto é possível conluir que os benefícios dessas estratégias dependerão diretamente dos esforços e, recursos que as empresas estão dispostas a investir.

Palavras-chave: Fidelização; Cliente; Comunicação; Pós-venda.


Palavras-chave


Fidelização; Cliente; Comunicação; Pós-venda

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ISSN 2317-6083