O PAPEL DO ORÇAMENTO NO PLANO ESTRATÉGICO DE UM SUPERMERCADO

Diana de Souza, Francieli Maria Dal Canton, Gabriela Bertoletti Johann

Resumo


O presente estudo tem por objetivo demonstrar a relevância dos principais tipos de orçamentos empresariais - orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de capitais e orçamento de caixa - para a construção do planejamento estratégico em uma empresa do ramo supermercadista. Para a construção deste estudo ocorreu, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma abordagem exploratória e de uma análise quali-quantitativa dos resultados alcançados através de planilhas de orçamentos. A principal conclusão do estudo é de que a elaboração dos orçamentos e a interpretação dos resultados obtidos na Demonstração do Resultado do Exercício e no Balanço Patrimonial permite ao administrador avaliar a situação econômica e financeira da empresa no período projetado, certificando-se de que as metas propostas irão possibilitar o alcance da situação desejada.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

ISSN 2317-6083