COMUNICAÇÃO E BRANDING: A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES/ACADÊMICOS DA URI – CÂMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN

Pamela Almeida

Resumo


Buscar compreender a satisfação, aspectos referentes à comunicação e ao branding na visão dos clientes/acadêmicos da URI – Câmpus de Frederico Westphalen requer um estudo profundo, visto que, trata-se de um público que já usufrui destas ferramentas e é capaz de responder com clareza de ideias os questionamentos e, então, avaliar de forma precisa. Para buscar compreender estas respostas foi realizada uma pesquisa descritiva, através de um questionário digital criado no Google Forms, que foi aplicado aos acadêmicos do 6º semestre dos cursos de Administração, Enfermagem, Pedagogia e Tecnologia em Agropecuária. Além disso, o embasamento na pesquisa bibliográfica ofereceu subsídios para a análise dos dados. Desta forma, os resultados apontaram que os clientes/acadêmicos da URI estão, em sua maioria, satisfeitos com os serviços oferecidos pela Universidade. No que se refere ao branding, ao comparar a imagem da marca URI percebida pelo público ao ingressarem na Universidade e nos dias de hoje, a percepção foi superada e, ainda, apontada com elevado grau de importância. No que tange a comunicação da Universidade, os entrevistados estão satisfeitos e ao avaliar a comunicação voltada aos meios digitais percebe-se a necessidade da atualização destas ferramentas, pois os acadêmicos buscam, nestes canais, as informações que necessitam, além do frequente acesso ao site da Instituição e do Urinet e, também, da importância que julgaram ter as redes sociais tanto para a interatividade quanto para a atualização acerca de diferentes assuntos.


Palavras-chave


Marketing; Satisfação do cliente; Comunicação; Gestão da marca.

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ISSN 2317-6083