TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA

João Francisco Greff do Amaral, Sabrina Alves de Souza

Resumo


Este trabalho apresenta-se como um relato de experiência, conversando prática e teoria a partir do recorte de um caso clínico, fruto de um estágio realizado na Clínica Escola de Psicologia. Doravante, a prática preconizou a aproximação do estagiário com o contexto de atendimento psicológico, tendo em seu escopo a finalidade de uma avaliação clínica – denominada psicodiagnóstico. Não obstante, ao longo da prática foi possível conhecer Teodora, jovem que chega à clínica através de um encaminhamento escolar. Realizaram-se 10 atendimentos ao total (tendo sido duas entrevistas apenas com os pais e oito atendimentos com a menina). As sessões tiveram como base o seguimento da técnica psicanalítica, pautada na escuta livre associativa. Em suma, consideramos a prática de estágio crucial para a formação do profissional psicólogo. 

Palavras-chave


Clínica Escola. Psicodiagnóstico. Práticas de Estágio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.