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Diretrizes para Autores

Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.

Margens: 3 cm (superior e esquerda), 2cm (direita e inferior)

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Parágrafo: entre linhas: 1,5; alinhamento justificado; sem espaçamento entre parágrafos.

Número de páginas: mínimo de 12 laudas e máximo de 18 laudas, incluindo-se as referências, ilustrações, quadros, tabelas e gráficos.

Imagens/figuras (fotos, gráficos, desenhos...): devem ser limitadas ao mínimo possível, incorporadas ao texto, identificadas, e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. Além do texto com as figuras na posição desejadas, enviá-las em arquivo separado, escaneadas com 300 DPIs de resolução, em formato TIFF ou JPEG. Direitos de reprodução da imagem, quando necessário: de responsabilidade do autor do texto.

Tabelas e quadros: devem ser numerados, consecutivamente, em algarismos arábicos, e a legenda colocada na parte superior dos mesmos. A referência, no texto, também deverá ser em algarismos arábicos.

Notas: usar, de preferência, notas de rodapé, utilizando sempre números arábicos. Não usar notas para citações.

Notas de rodapé: serão indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável.

Formato

Os artigos devem seguir a seguinte ordem: título e indicação de autor, resumo e palavras-chave, abstractkeywords, texto principal,  referências.

Descrição detalhada do formato

Título do artigo: em português, centralizado, em caixa alta, negrito, fonte 12, seguido do titulo na língua estrangeira, centralizado, em caixa baixa (com iniciais em maiúsculo), negrito, fonte 12.

Linha em branco

Nome(s) do(s) autor(es): à direita, em negrito, acompanhado de chamada numérica para nota de rodapé contendo sua titulação, filiação institucional e e-mail.

Linha em branco

RESUMO e palavras-chave: Escrever a palavra RESUMO ( ABSTRAT) em negrito e em maiúscula, separada do texto por dois pontos. Resumo de no máximo 200 palavras, em português e inglês. O resumo deve conter informações como: tema, objetivos, métodos e principais resultados do texto seguido de 3-5 palavras-chave (Keywords), separadas por ponto, na língua em que o artigo foi escrito. Digitado em espaço simples, em um único parágrafo.

Linha em branco

Abstract (resumo em língua inglesa)

Linha em branco

INTRODUÇÃO: Deve determinar o propósito do estudo e oferecer uma breve visão do que será tratado no texto, e justificando a realização do estudo.

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MATERIAIS E MÉTODOS: Devem oferecer, de forma breve e clara, informações suficientes para permitir que o estudo possa ser repetido por outros pesquisadores. Técnicas padronizadas podem ser apenas referenciadas.

Linha em branco

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Devem oferecer uma descrição clara e concisa dos resultados encontrados, tanto teóricos como empíricos. Não repetir no texto todos os dados contidos nas figuras e tabelas.  Deve explorar o máximo possível os resultados obtidos, relacionando-os com os dados já registrados na literatura. Somente as citações indispensáveis devem ser incluídas.

Linha em branco

CONCLUSÕES: As conclusões devem ser relevantes e congruentes com os objetivos. Não devem conter citações bibliográficas nesta seção. Poderão ser mencionadas etapas de continuidade do estudo.

Linha em branco

REFERÊNCIAS: devem ser citadas apenas aquelas essenciais ao conteúdo do artigo usando-se das normas da ABNT. Devem ser ordenadas alfabeticamente de acordo com a mesma norma.

Livros: SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo. Edição. Tradução. Local: Editora, data. n° páginas ou volumes (série, n° ou volume)

Artigos em periódicos: autor do artigo (SOBRENOME, prenome). Título do artigo. Nome do periódico, local da publicação, volume (v.), n° dos fascículos (n.), página inicial e final do artigo (p.), mês abreviado. Ano de publicação

Dissertações e teses: SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo. Local, data. N° de páginas ou volumes. Categoria (grau e área de concentração). Instituição.

Referência a documentos em meio eletrônico: mesmo procedimento, acrescentando: Disponível em: <URL completa> Acesso em: dia mês (abreviado) ano. Ex.: SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo, edição. Tradução. Local: Editora, data. n° páginas ou volumes (série, n° ou volume). Disponível em: <URL completa> Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

Citações: literais, com mais de 3 linhas, em parágrafo recuado a 4cm da margem, em espaço 1, fonte 10, seguidas de parêntese contendo o sobrenome do autor do referido texto em letras maiúsculas, ano de publicação e página do texto citado. Citações diretas com menos de 3 linhas: incorporadas ao texto, entre aspas (NBR -10520/2002).

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  4. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  7. Opiniões, conceitos e afirmações expressos nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

  8. Não serão aceitos artigos com mais de 3 autores.

  9. Aceitam-se submissões de pesquisadores doutores, mestres, mestrandos, alunos de graduação e demais profissionais da área de Ciências Humanas, com notório saber no tema em pauta. Para acadêmicos de graduação e demais profissionais da área Ciências Humanas, poderão submeter artigos desde que coassinados por um mestre ou doutor.

  10. É de responsabilidade do autor cadastrado a inclusão correta e completa de todos os integrantes do artigo.

  11. Destinada à publicação de trabalhos de professores, alunos e demais profissionais envolvidos em estudos produzidos nos últimos 36 meses.

  12. Artigos que apresentam coleta e análise de dados com seres humanos devem colocar em nota de rodapé o número de aprovação no Comitê de Ética.

  13. Número de páginas: mínimo de 12 laudas e máximo de 18 laudas, incluindo-se as referências, ilustrações, quadros, tabelas e gráficos.
 

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