SANGUE NA PÁGINA E NA TELA: A EXPLORAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM TROPA DE ELITE 2 E O MATADOR

Amália Cardona Leites, Samantha Borges, Rosani Ketzer Umbach

Resumo


O artigo propõe uma análise comparatista entre o filme Tropa de Elite 2 – o ini-migo agora é outro, de direção de José Padilha, e a obra literária O Matador, da escritora Pa-trícia Melo, a partir da lógica da violência apresentada em ambos os produtos. Também são comparados alguns aspectos semelhantes dos protagonistas das duas narrativas, em que se coloca a perspectiva de personagens em posições sociais diferentes, mas que vivenciam de maneira análoga o limite entre as condutas do bem e do mal. O objetivo da análise é tentar compreender como a temática da violência relaciona-se com aspectos simbólicos da realidade contemporânea.

SANGRE EN LA PÁGINA Y EN LA PANTALLA: LA EXPLORACIÓN DE LA VIOLENCIA EN TROPA DE ELITE 2 Y O MATADOR

El articulo propone un análisis comparatista entre la película Tropa de Elite 2 – o inimigo agora é outro, de dirección de José Padilha, y la obra literaria O Matador, de la escritora Patrícia Melo, a partir de la lógica de la violencia presentada en ambos productos También serán comparados algunos aspectos semejantes de los protagonistas de las dos narra-tivas, donde se pone la perspectiva de personajes en posiciones sociales distintas, pero que vivencian de manera análoga el límite entre las conductas del bien y del mal. El objetivo del análisis es intentar comprender cómo la temática de la violencia se relaciona con aspectos simbólicos de la realidad contemporánea.


Palavras-chave


Violência. Tropa de Elite. Patrícia Melo.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.