DOCUMENTÁRIO É POESIA? REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE OS DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O CINEMA DE NÃO-FICÇÃO E A LITE-TURA

Cássio dos Santos Tomaim

Resumo


Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões introdutórias sobre as relações possíveis entre o documentário e a literatura. Tendo em vista o maior interesse dos estudos de Cinema-Literatura pelo filme de ficção, nota-se um detrimento do cinema de não-ficção devi-do a sua própria natureza e tradição informativa, objetiva e expositiva, atrelando-o a uma no-ção de reprodução da realidade. Negligencia-se ao gênero qualquer capacidade subjetiva. Mas a partir de interpretações de autores como Bill Nichols, que compreende o documentário co-mo representação da realidade, podemos transcender esta barreira para relacioná-lo com a literatura, seja pelo seu teor testemunhal em filmes de narrativas performáticas, seja por pro-postas estéticas diversas ao biografar autores literários, assim como as características do pró-prio documentário que lhe possibilita assimilar o poético.

DOCUMENTARY IS POETRY? INTRODUCTORY REFLECTIONS ON THE POSSIBLE DI-ALOGUE BETWEEN NON-FICTION CINEMA AND THE LIERATURE

 


Palavras-chave


Documentário; Literatura; Representação; Subjetividade.

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