O PODER DO TESTEMUNHO LITERÁRIO PARA DESMASCAR AUTORITARISMOS

Andréia Régia Nogueira do Rego

Resumo


Os elementos estruturais da narrativa do escritor português António Lobo
Antunes tornam-se peças de um quebra-cabeça manipulado pelo autor que tende a relativizar os escombros do contexto histórico e reafirmar os destroços da forma narrativa. Nesse processo se misturam os discursos histórico, político e religioso às vozes dos narradores e das personagens, dando origem a um instigante jogo polifônico com o qual pretendemos interagir. Enveredaremos pelas obras Os cus de Judas (1979), Fado alexandrino (1983) e Exortação aos crocodilos (1999), para expor os fragmentos de espaços marcados pelos acontecimentos de antes, durante e depois da Revolução dos Cravos e das guerras travadas, também, no
interior das personagens – um espaço da escrita que burla o discurso do autoritarismo, desautorizando-o e desautomatizando-o.

EL PODER DEL TESTIMONIO LITERARIO PARA DESMASCARAR AUTORITARISMOS

Los elementos estructurales de la narrativa del escritor portugués António Lobo Antunes se hacen piezas de uno quiebra-cabeza manipulado por el autor que tiende a relativizar los escombros del contexto histórico y reafirmar los destrozos de la forma narrativa. En ese proceso se mezclan los discursos histórico, político y religioso a las voces de los narradores y de los personajes, dando origen a un instigante juego polifónico con el cual pretendemos interactuar. Exploraremos las obras Os cus de Judas (1979), Fado Alexandrino (1983) y Exortação aos Crocodilos (1999) para exponer los fragmentos de espacios marcados por los acontecimientos de antes, durante y tras la Revolución de los Cravos y de las guerras
trabadas, también, en el interior de los personajes – un espacio de la escritura que burla el discurso del autoritarismo, desautorizando-lo y cuestionando su perfil automático.


Palavras-chave


António Lobo Antunes. Autoritarismos. Desautorização.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.