“ASCENSÃO E QUEDA DE ROBHÉA, MANEQUIM & ROBÔ”: UM RETRATO DOS ANOS DE CHUMBO POR CAIO FERNANDO ABREU

João Luis Pereira Ourique, Simone Xavier Moreira

Resumo


O presente estudo objetiva levantar hipóteses interpretativas do contexto dos “anos de chumbo” da ditadura militar no Brasil a partir da obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. Neste sentido, busca-se também investigar sua intenção de refletir sobre a sociedade na qual está inserido, propondo como ponto de partida a relativização de valores e posicionamentos sociais. Com sustentação da Teoria Crítica da Sociedade, fundamentada a partir dos pensadores da Escola de Frankfurt, essa proposta de pesquisa busca uma interpretação que leve em conta o contexto histórico e os aspectos sociais presentes na obra. Partindo do reconhecimento de que o autor estava inserido em um período de intensa repressão e violência, pretende-se também observar os constructos ideológicos particulares derivados do objeto, a saber, na obra de Caio Fernando Abreu, o conto “Ascensão e queda de
Robhéa, manequim & robô”.

This study aims at highlighting some hypotheses on the context of the
dictatorship in Brazil by considering Caio Fernando Abreu’s work. In this sense, we also intend to reflect on the society in which the writer was inserted, proposing as a starting point its relativization of values and social positions. With support on the Critical Theory and on the main theoreticians in Frankfurt School, this research seeks an interpretation that takes into account the historical context the social issues present in the work. The author was inserted into a period of intense repression and violence; thus, we also observe the particular ideological constructs derived from the object in the short story “Ascensão e queda de Robhéa, manequim & robô”.


Palavras-chave


Ditadura brasileira. Contexto de produção. Caio Fernando Abreu. Denúncia.

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