A MEMORIA POSTA EM CENA. UMA LEITURA DA ABERTURA DE LIBRO DE NAVÍOS Y BORRASCAS

Larissa Fostinone Locoselli

Resumo


Neste artigo, pretendemos propor uma reflexão sobre a questão da memória na literatura a partir de um texto que lhe confere, desde o seu interior, bastante importância: Libro de navíos y borrascas (1983), de Daniel Moyano. Sendo a autobiografia de seu narrador-protagonista, o romance constrói uma memória subjetiva de uma experiência traumática e, mais do que isso, revela a maneira e a dificuldade de construí-la. Partindo da conceituação que realiza Jean Starobinski, em “El progreso del intérprete”, analisamos a abertura dessa obra, com o fim de elucidar nossa visão sobre o papel e a configuração que possuem ali a memória e a escrita autobiográfica.

LA MEMORIA PUESTA EN ESCENA. UNA LECTURA DE LA APERTURA DE LIBRO DE
NAVÍOS Y BORRASCAS

En este artículo, pretendemos proponer una reflexión alrededor del tema de la memoria en la literatura a partir de un texto que le confiere, desde su interior, mucha importancia: Libro de navíos y borrascas (1983), de Daniel Moyano. Siendo la autobiografía de su narrador-protagonista, esta novela construye una memoria subjetiva de una experiencia traumática y, más aún, revela la manera y la dificultad de construirla. Partiendo de la
conceptualización realizada por Jean Starobinski, en “El progreso del intérprete”, analisamos la apertura de esa obra, con el blanco de aclarar nuestra visión sobre el rol y la configuración que allí asumen la memoria y la escrita autobiográfica.


Palavras-chave


Escrita autobiográfica. Exílio. Literatura Argentina. Daniel Moyano

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.