OLGA: BIOGRAFIA E MEMÓRIA CULTURAL

Anelise Ferreira Riva, Daisy César, Michele Savaris

Resumo


Este trabalho tem por objetivo discutir a obra Olga (1985), de Fernando
Morais, sob o ponto de vista da biografia e sua implicação no âmbito da Memória Cultural. Temos como foco observar como se dá a ficcionalização de Olga Benário Prestes e discutir a repercussão dos acontecimentos da sua vida bem como sua importância para essa Memória Cultural. Sobre a biografia, interessa destacar o silenciamento e o acréscimo de informações devido à intenção ideológica do autor desse texto narrativo, mecanismos estes que contribuem para sua heroicização.

OLGA: BIOGRAFÍA Y MEMORIA CULTURAL

Este trabajo tiene el objetivo de discutir la obra Olga de Fernando Morais
bajo el punto de vista de la biografía y su implicación en el ámbito de la Memoria Cultural. El énfasis está en observar cómo ocurre la ficcionalización de Olga Benário Prestes, la repercusión de los sucesos de su vida así como su importancia para esa Memoria Cultural. Acerca de la biografía, importa subrayar el silenciamiento y el incremento de informaciones por la intención ideológica del autor de ese texto narrativo, mecanismos esos que contribuyen para su heroicización.


Palavras-chave


Biografia. Memória Cultural. Olga Benário Prestes.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.