O TRABALHO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS REALIZADAS NESSE CONTEXTO

Ana Paula Barbieri de Mello, Dilva Bertoldi Benvenutti, Graciela Deise Metz, Patrícia Aparecida Stürmer

Resumo


Este artigo objetiva compartilhar e refletir sobre o trabalho educacional desenvolvido pela Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação de Maravilha (SC) nos Centros Educacionais (CEs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs) no ano de 2023. A equipe é composta por fonoaudióloga, psicóloga e psicopedagoga, atuando interdisciplinarmente no contexto escolar, em sintonia com gestores, professores e coordenação pedagógica da rede municipal de ensino. O foco da atividade está pautado na detecção precoce de atrasos/dificuldades e transtornos por meio de triagens escolares, visando a prevenção, orientação, planejamento e aprimoramento do desenvolvimento infantil e do processo de ensino e aprendizagem. Concluímos que o trabalho é primoroso e imprescindível para uma melhor qualidade de ensino e de aprendizagem, devendo assim estar presente e ser qualificado no âmbito das políticas públicas educacionais, colaborando para a diminuição das desigualdades educacionais e sociais.


Palavras-chave


equipe multidisciplinar; desenvolvimento; ensino; aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.