MARIO QUINTANA, POETA DE JORNAIS∗

André Luis Mitidieri, Vanderléia Skorek

Resumo


Mario Quintana iniciou suas publicações literárias nos jornais. Muitas delas acabaram por ser publicadas em livros. Alguns poemas lançados nas revistas Ibirapuitan e São Pedro não foram reunidos para publicação posterior em coletâneas. Procura-se, então, resgatar os poemas que, por motivos escusos, não foram editados em livro. Baseando-se nos ensinamentos da Crítica Literária, especificamente, da edótica, recorre-se ao processo de edição crítica e à noção de “arquétipo”, ou “texto ideal”, elegendo-se para tanto a edição de Espelho mágico (1951), de Quintana, como texto-base para averiguar o conjunto de poemas publicados no periódico Ibirapuitan que depois passaram para publicação em livro, ou não. Embora não se tenha em vista realizar uma
edição crítica, os ensinamentos da edótica foram úteis, pois colaboraram na organização do material em estudo e no estabelecimento de critérios para uma futura publicação.

MARIO QUINTANA, POETA DE PERIÓDICOS

Mario Quintana empezó sus publicaciones literarias en periódicos. Muchas de ellas terminaron por ser editadas en poemarios. Algunos de los poemas que figuraron en las revistas Ibirapuitan y Província de São
Pedro, por cuestiones aún desconocidas, no fueron reunidos para publicación posterior en libros, por eso, se busca rescatarlos. Con base en la crítica literaria, en especial, en su ramo denominado “edótica”, se recurre al proceso de edición crítica y a la noción de “arquetipo” o “texto ideal”. La edición de Espelho mágico, de Quintana, del año 1951, fue elegida como texto-base para averiguación del conjunto de poemas publicados en Ibirapuitan y que después pasaron o no a publicación en libro. Aunque no se vise a la realización de una edición crítica, las lecciones de la Edótica se mostraron útiles, ya que colaboraron con la organización del material en estudio y con el establecimiento de criterios para una futura publicación.

 


Palavras-chave


Crítica Literária. Edótica. Espelho mágico. Mario Quintana.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.