IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.31.138-156

Palavras-chave:

Literatura, Identidade Docente, Identificações, Saberes Docentes.

Resumo

O artigo versa sobre a identidade docente, no que tange as múltiplas facetas dos saberes docentes e das identificações do ser professor, a partir do que está publicado na literatura vigente. A docência exerce um importante papel para a construção do conhecimento e do desenvolvimento de indivíduos na sociedade. Nesse sentido, é imprescindível que os docentes se tornem agentes de mudança e propulsores de aprendizagens. O objetivo geral deste artigo consiste em investigar e analisar, na literatura, as diversas dimensões da identidade docente, explorando as múltiplas facetas dos seus saberes e as identificações que compõem o ser professor. O delineamento metodológico consiste em apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo, quanto ao seu objetivo como descritiva, com pesquisa bibliográfica e com a análise qualitativa. A identidade docente é o encontro do professor com a sua história de vida, da sua relação com o trabalho, com o meio social, contexto escolar e com os elementos que possibilitam construir saberes.

Biografia do Autor

Suelen Bourscheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Mestranda em Educação (URI/FW). Psicopedagoga e Pedagoga. Professora na rede estadual de ensino de Itapiranga-SC.

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação (UCS). Psicopedagoga e Pedagoga. Realizou estágio Pós-Doutoral em Educação. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI /Campus de Frederico Westphalen - PPGEdu/URI. 

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Bourscheid, S., & Wruck Timm, J. (2023). IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA. Revista Literatura Em Debate, 18(31), 138–156. https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.31.138-156