IDENTIDADE DOCENTE: OS SABERES E AS IDENTIFICAÇÕES DO SER PROFESSOR NA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.31.138-156Palavras-chave:
Literatura, Identidade Docente, Identificações, Saberes Docentes.Resumo
O artigo versa sobre a identidade docente, no que tange as múltiplas facetas dos saberes docentes e das identificações do ser professor, a partir do que está publicado na literatura vigente. A docência exerce um importante papel para a construção do conhecimento e do desenvolvimento de indivíduos na sociedade. Nesse sentido, é imprescindível que os docentes se tornem agentes de mudança e propulsores de aprendizagens. O objetivo geral deste artigo consiste em investigar e analisar, na literatura, as diversas dimensões da identidade docente, explorando as múltiplas facetas dos seus saberes e as identificações que compõem o ser professor. O delineamento metodológico consiste em apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo, quanto ao seu objetivo como descritiva, com pesquisa bibliográfica e com a análise qualitativa. A identidade docente é o encontro do professor com a sua história de vida, da sua relação com o trabalho, com o meio social, contexto escolar e com os elementos que possibilitam construir saberes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.