DE HÖLDERLIN À MODINHA SEM NOME

Alai Garcia Diniz

Resumo


O objetivo do artigo consiste em estabelecer algumas concepções de poesia e sua relação com a história, sem perder de vista questões ontológicas. Assim, partindo das avaliações de Hölderlin e Heidegger sobre o tema, passando por uma análise de textos de Manuel Bandeira e César Vallejo, chegase
àquela poesia que se despe pouco a pouco de uma redoma para alcançar os meios massivos, o cotidiano marginalizado e, por fim, a modinha, que se alastrou pelo Cone Sul nas décadas de 60 e 80. Nesse percurso, no dizer de Nietzsche, a arte, em função com sua ligação com a história, teria o poder de cura.

FROM HÖLDERLIN TO THE MODINHA WITH NO NAME

This paper aims at establishing some conceptions of poetry and their relationship with history, having in mind ontological issues. Thus, departing from Hölderlin and Heidegger’s points of view about the theme, and continuing with the analysis of Manuel Bandeira and César Vallejo’s texts, we get to the poetry which reaches out massive contexts, cotidien marginalized life and, finally, the “modinha”, which spread through Cone Sul in the 1960s and 1980s. Along this parth, according to Nietzsche, the art, due to its correlation with history, would have the power of cure.


Palavras-chave


Poesia. História. Modinha.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.