TRÊS PASSEIOS PELO RIO: A FICÇÃO OBSCENA DE RUBEM FONSECA

Dário Taciano de Freitas Júnior

Resumo


Este trabalho objetiva discutir a violência na cidade, conforme representada na obra de Rubem Fonseca, tomando para confrontação os contos “A coleira do cão” (1965); “Passeio noturno (parte I)” (1975) e “O cobrador” (1979).
Buscamos verificar como seus contos colocam em cena uma leitura do urbano, o que permite refletir sobre as transformações que a modernidade opera nos olhares sobre cidade, as condições de produção da obra literária e o papel do artista. Constataremos como a literatura protesta contra o esquecimento da cidade e revela como a construção da fachada moderna provocou contradições que se produziram através do processo modernizador.

THREE TRIPS THROUGH RIO DE JANEIRO: THE OBSCENE FICTION OF RUBEM FONSECA

This paper approaches urban violence in the city unveiled in Rubem Fonseca’s literature. Short stories “A coleira do cão” (1965); “Passeio Noturno (Parte I)” (1975) and “O cobrador” (1979) are analyzed so as to verify how Fonseca reads the urban scene, reflecting on the transformed view of the city, the conditions for literary production and the role of the artist brought about by modernity. It is discussed how literature protests against the effacement of the city and how modernity provoked condradictions that came into being through the modernization process.


Palavras-chave


Rubem Fonseca. Imaginários Urbanos. Representação da Violência

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