POESIAS NA UNIVERSIDADE COMO UM RECURSO DE REFLEXÃO SOBRE O CIBERMUNDO

Mirela Massia Sanfelice, Adriane Rubio Roso

Resumo


A poesia contemporânea surge como um novo recurso do cibermundo para a Educação Literária na universidade. A poesia incentiva o protagonismo, desenvolve o senso crítico e a criatividade, melhora a leitura e a oralidade, além de proporcionar o compartilhamento de experiências, lutas e resistências. Nesse artigo, pretendemos refletir sobre como a Educação Literária pode contribuir no processo de formação de estudantes universitários. Mais especificamente, objetivamos abordar a utilização da poesia como um dispositivo de aprendizagem que potencializa a provocação da crítica ao cibermundo pela via da fomentação do desejo pela leitura de literatura.  Com base em uma Psicologia Social Crítica e recorrendo ao formato ensaístico, estruturamos nossa reflexão em três partes. Na primeira, discorremos sobre o que é poesia, sobre a importância da poesia para a formação universitária, o lugar da música, enquanto poesia, na vida da juventude.  Na segunda parte, reforçamos a importância da poesia para a formação universitária. Por fim, descrevemos uma experiência com poesia (poemas e música) em sala de aula, em um Curso de Psicologia. Concluímos que as experiências com poesia no contexto universitário ainda são incipientes, mas se tornam recursos inovadores e auxiliam no processo do conhecimento sobre teoria, além de ser uma nova forma de romper o silêncio gerado pelo sistema de opressão.

 

 


Palavras-chave


Poesia; Cibermundo; Universidade; Psicanálise.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.