O DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.31.03-20Palavras-chave:
Inclusão, Literatura Infantil, História da Literatura infantil.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma narrativa sobre o desenvolvimento da literatura infantil no Brasil. Para isso usamos uma metodologia qualitativa com uma análise do papel da literatura infantil na formação de leitores críticos. Buscamos os referenciais bibliográficos recentes, mas não dispensamos as obras pioneiras. Verificamos que a literatura nasceu com as narrativas orais, não com a escrita e que a literatura tem sido utilizada na escola como ferramenta didática para ensinar regras sociais, completando as funções pedagógicas do ensino. Concluímos que a literatura infantil pode ser utilizada para variados fins, consciente disso, o campo mercadológico tem investido com todo afinco para agradar o seu público alvo; tem sido utilizada para abordar temas considerados complexos para o entendimento de uma criança, como: a separação, a morte, a deficiência, dentre outros; mas a fantasia que os livros proporcionam é imprescindível para o desenvolvimento do imaginário das crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.