O DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.31.03-20

Palavras-chave:

Inclusão, Literatura Infantil, História da Literatura infantil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma narrativa sobre o desenvolvimento da literatura infantil no Brasil. Para isso usamos uma metodologia qualitativa com uma análise do papel da literatura infantil na formação de leitores críticos. Buscamos os referenciais bibliográficos recentes, mas não dispensamos as obras pioneiras. Verificamos que a literatura nasceu com as narrativas orais, não com a escrita e que a literatura tem sido utilizada na escola como ferramenta didática para ensinar regras sociais, completando as funções pedagógicas do ensino. Concluímos que a literatura infantil pode ser utilizada para variados fins, consciente disso, o campo mercadológico tem investido com todo afinco para agradar o seu público alvo; tem sido utilizada para abordar temas considerados complexos para o entendimento de uma criança, como: a separação, a morte, a deficiência, dentre outros; mas a fantasia que os livros proporcionam é imprescindível para o desenvolvimento do imaginário das crianças.

Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues Vieira, Curso de Mestrado em diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense; professora do colégio Pedro II

Mestre da UFF em Diversidade e Inclusão, professora efetiva do Colégio Pedro II, pós- graduada em Alfabetização. com aperfeiçoamento em Língua Portuguesa e licenciatura em Letras (Português - Espanhol). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação e Sociedade ( GEPES) do Colégio Pedro II, orientadora de atividades discentes do Projeto de Extensão Clube de Ciências Leitura, Investigação e Descoberta do Mundo do Colégio Pedro II, membro do Projeto de Extensão Universitária - Questões Sociocientíficas nas séries iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - NUTES/UFRJ,o Instituto de Biologia da UFRJ e o Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense - UFF e membro da comissão organizadora do Projeto de Extensão Ciclo de Debates: a práxis pedagógica no Colégio Pedro II.

Sídio Werdes Sousa Machado, Curdo de mestrado profissional em diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Saúde Coletiva (Saúde Pública) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado pela UFF. Médico formado em 1980 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com CRM-RJ nº 52-36987-8. Especialista em Pediatria pela PUC/RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) com RQE-Cremerj 26736. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto-SP (RQE-Cremerj 26737). Especialista em Medicina do Trabalho pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) com RQE-Cremerj 26735. Especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). Curso de Atualização e Aperfeiçoamento em Medicina Interna na UFRJ no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (CAMI-UFRJ/2017). Na área médica, possui experiência em Saúde Pública e Saúde da Família; Pediatria e Medicina Interna; Medicina Ocupacional e Epidemiologia das Doenças Infecciosas. Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Decano do Departamento de Biologia Celular e Molecular, onde foi aprovado em 1º lugar em concurso público ano 1985. Na área universitária tem experiência em Bioquímica, Extensão Universitária, Administração Universitária, Divulgação científica, Ensino de Biologia e Ciências; Ensino e pesquisa de materiais inclusivos para pessoas cegas. Professor do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF (CMPDI). Membro Titular do Núcleo de Pesquisa NDVIS (Núcleo de Desenvolvimento de Produtos e Processos Inclusivos na Perspectiva da Deficiência Visual) para o desenvolvimento de pesquisas, inovação tecnológica e produção de materiais didáticos acessíveis para o ensino de pessoas deficientes visuais. Foi Pró-Reitor de Extensão da UFF (2006-2008) e Pró-Reitor de Assuntos Comunitários da UFF (1991-1994). Membro Titular do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF (2006-2008). Presidente da Câmara Técnica de Extensão Universitária da UFF (2006-2008).Chefe Pró-Tempore do Departamento de Biologia Celular e Molecular da UFF (2014). Presidente e Vice-Presidente do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis no biênio 1993/1994. Coordenador Sudeste do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis nos biênios 1991/1992 e 1992/1993. Coordenador Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras no biênio 2008/2009. Coordenador da área de Saúde do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras em 2007/2008. Autor de livros didáticos de Biologia da Editora Scipione/SP laureado com indicação ao Prêmio Jabuti-2010 na categoria "Livros Didáticos". Foi Coordenador da área de Educaçao do Movimento da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida liderado por Herbert de Souza (Betinho) nos anos de 1993/1994.

Ruth Maria Mariani Braz, Curso de mestrado em Diversidade e Inclusão/ Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no  Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil. Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia assistivas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Coordeno o projeto Galileu Galilei, Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais e brincar.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Vieira, C. R., Machado, S. W. S., & Braz, R. M. M. (2023). O DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL. Revista Literatura Em Debate, 18(31), 3–20. https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.31.03-20