O DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL

Cristiane Rodrigues Vieira, Sídio Werdes Sousa Machado, Ruth Maria Mariani Braz

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar uma narrativa sobre o desenvolvimento da literatura infantil no Brasil. Para isso usamos uma metodologia qualitativa com uma análise do papel da literatura infantil na formação de leitores críticos. Buscamos os referenciais bibliográficos recentes, mas não dispensamos as obras pioneiras. Verificamos que a literatura nasceu com as narrativas orais, não com a escrita e que a literatura tem sido utilizada na escola como ferramenta didática para ensinar regras sociais, completando as funções pedagógicas do ensino. Concluímos que a literatura infantil pode ser utilizada para variados fins, consciente disso, o campo mercadológico tem investido com todo afinco para agradar o seu público alvo; tem sido utilizada para abordar temas considerados complexos para o entendimento de uma criança, como: a separação, a morte, a deficiência, dentre outros; mas a fantasia que os livros proporcionam é imprescindível para o desenvolvimento do imaginário das crianças.


Palavras-chave


Inclusão; Literatura Infantil; História da Literatura infantil.

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