BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

BNCC. Gêneros Digitais. Práticas de linguagem.

Resumo

Este trabalho tematiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Finais, discutindo, especialmente, a concepção de leitura que subjaz o documento para o componente Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, focalizando a abordagem sobre novos gêneros digitais, com o intuito de contribuir nas pesquisas voltadas à inovação do ensino de práticas de linguagem. Com a pesquisa bibliográfica realizada, constata-se a necessidade de desenvolver no ensino da Língua Portuguesa práticas de linguagens voltadas ao aprofundamento da reflexão crítica, à capacidade de abstração e ao desenvolvimento do potencial analítico na formação de leitores. Revela-se, desta forma, a necessidade de repensar metodologias que promovam o trabalho com as tecnologias digitais a fim de desenvolver os letramentos múltiplos para que os alunos sejam capacitados ao uso ético e crítico do contexto digital, essencialmente, através dos gêneros digitais.

Biografia do Autor

Luana Magalhães Siqueira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Mestre em Letras, área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

Siqueira, L. M., & Teixeira Porto, L. (2020). BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA. Revista Literatura Em Debate, 14(26), 3–15. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3250