HISTÓRIAS PARA INCOMODAR OS DA CASA-GRANDE: A CRIANÇA E O ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Cláudia Maira de Oliveira, Denise Almeida Silva

Resumo


Este artigo enfoca sete contos de Conceição Evaristo cujos protagonistas são crianças e adolescentes em situação de risco. Tomando como mote a conclamação, em “Da grafia-desenho de minha mãe”,  a uma prática resistente, que vise desacomodar as consciências da hegemonia indiferente com respeito a práticas excludentes, o artigo situa os contos em estudo  no contexto da literatura brasileira contemporânea protagonizada por crianças e adolescentes, estuda a construção dos protagonistas dos contos e analisa em detalhe “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos” e “Di Lixão”. Verifica-se como, temática e formalmente, os contos associam-se a uma perspectiva de resistência. Mesmo a despeito de posição marginal, as personagens assumem posição de sujeito, revertendo expectativas históricas sobre os que deveriam se limitar à obediência aos senhores da casa-grande.  Embasamento teórico é buscado, sobretudo, no pensamento de Abramovay (2002), Candido (1965, 1970) e Evaristo (2007, 2010).

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.