LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: DENÚNCIA DA VIOLÊNCIA
Palavras-chave:
Literatura brasileira contemporânea. Violência urbana. Identidade. Cidade de Deus.Resumo
Recente produção literária brasileira tem se caracterizado pela abordagem da violência urbana. O artigo reflete sobre o contexto dessa produção literária, para discutir suas relações com a história e analisar sua contribuição para a abordagem crítica do tema. Estabelecendo a confluência entre fronteiras distintas, a da ficção e a da realidade, analisa-se o romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, e reflete-se sobre temas como violência, identidade nacional e formação da sociedade brasileira. Para tanto, a análise dialoga com diferentes áreas, como a história e a sociologia, sublinhando a necessidade de aproximação de campos distintos, ou da eliminação de suas fronteiras, quando há a intenção de compreender fenômenos socioculturais e estéticos. Ao lançar um olhar sobre a violência no Brasil contemporâneo, tal produção literária coloca em xeque representações de identidade e questiona o processo histórico vinculado a esse contexto, exercendo, pois, o papel de arte enquanto questionamento da sociedade.Downloads
Publicado
2018-12-18
Como Citar
Kunz, M. A., & Mello Botton, A. N. (2018). LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: DENÚNCIA DA VIOLÊNCIA. Revista Literatura Em Debate, 12(23), 41–55. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2978
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.