O CONCEITO DE MUNDIALIDADE DE EDWARD W. SAID

Autores

  • Tarsilla Couto de Brito Universidade Federal de Goiás
  • Alice Maria Ferreira de Araújo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Mundialidade. Tradução. Literatura Comparada. Crítica do exílio.

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar e discutir aquilo que poderia ser chamado de crítica do exílio. Partimos do conceito de Literatura Mundial, proposto por Goethe, que depende da tradução entre literaturas nacionais para realizar-se. A partir das concepções de tradução de Benjamin e Glissant, desenvolvemos uma reflexão sobre as fronteiras dos estudos literários e dos estudos de tradução na atualidade e verificamos a ressignificação da ideia de Literatura Mundial. Recorremos, então, ao conceito de Mundialidade de Said para chegar à metáfora do Exílio como prática de leitura literária atenta ao contato entre línguas sem cair, contudo, nos identitarismos que substituíram os nacionalismos ao longo do século XX.

Biografia do Autor

Tarsilla Couto de Brito, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Departamento de Estudos Literários. Área de Teoria da literatura e ensino de literatura.

Alice Maria Ferreira de Araújo, Universidade de Brasília

Professora doutora do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Instituto de Letras da UNB

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Publicado

2023-09-15

Como Citar

Brito, T. C. de, & Araújo, A. M. F. de. (2023). O CONCEITO DE MUNDIALIDADE DE EDWARD W. SAID. Revista Literatura Em Debate, 17(29), 75–84. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2811