A DEBILIDADE DO HUMANISMO
Resumo
Este artigo propõe uma visada sobre a narrativa portuguesa do século XXI. Para isso, selecionaram-se seis dos maiores escritores da contemporaneidade, José Saramago, Lobo Antunes, Lídia Jorge, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe e Gonçalo Tavares, com foco na forma como desenvolvem, em sua obra, o tratamento para com a História. Há, agora, não mais somente o intuito de “correção da História para o presente” - para usar a expressão de Saramago - pelo olhar ficcional, o que caracterizou a grande literatura portuguesa do final do século, mas o desvendamento, no diálogo estabelecido entre a ficção e a História, da fragilização da condição humana que caracteriza nosso tempo. Nosso presente é o tempo do solipsismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.