DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO

Maria Laura Pozzobon Spengler, Eliane Santana Dias Debus

Resumo


Este trabalho apresenta um curso de extensão sobre a leitura do livro de imagem ministrado para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Florianópolis. Durante as ações desenvolvidas os professores em formação tiveram acesso a referencial teórico sobre o livro de imagem, bem como a livros de imagem que fazem parte dos acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). As discussões durante o curso colaboraram novas reflexões sobre o papel da literatura infantil e o livro de imagem nos espaços educacionais e como contribuem para o processo de formação das crianças. Pode-se concluir que o letramento literário se dá também por meio da leitura do livro de imagem, e no processo de formação docente surge como a possibilidade de professores se redescobrirem como sujeitos de aprendizagem quando se permitem aprender, e assim promover a formação de leitores.


Palavras-chave


Literatura Infantil; Livro de Imagem; Formação de Professora

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.