O DIÁLOGO ENTRE TEXTO E LEITOR NO UNIVERSO AFRICANO DE MIA COUTO
Resumo
O romance, enquanto fenômeno que engloba as potencialidades do real e as possibilidades da ficção, torna-se, inegavelmente, um campo aberto ao conhecimento do homem e suas formulações sobre si mesmo e seu lugar no mundo. Tratar da personagem como entidade que se sustenta pela produção discursiva, considerando que isso significa contemplar as suas diversas linguagens no âmbito das transformações histórico-culturais e suas oscilações ideológicas, pressupõe determinadas posições em relação ao texto literário, campo em que coexistem e convivem diferentes cosmovisões a respeito da constituição do homem e do mundo contemporâneo. Tendo em vista a relação texto e leitor, com base no conceito de escritura, de Roland Barthes, e pensando nos contextos apresentados nos romances de Mia Couto, sistematizo algumas considerações de teor conceitual a respeito dos possíveis estranhamentos gerados pelo confronto entre universos de distintas condições culturais e suas implicações na leitura do texto literário.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2016-01-11
Como Citar
Vivian, I. M. da R. (2016). O DIÁLOGO ENTRE TEXTO E LEITOR NO UNIVERSO AFRICANO DE MIA COUTO. Revista Literatura Em Debate, 9(17), 284–295. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2051
Edição
Seção
SEÇÃO LIVRE
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.