ÁNGEL RAMA: PERSPECTIVA CRÍTICA E PRÁTICA INTELECTUAL

Autores

  • Débora Cota Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Palavras-chave:

Ángel Rama. Crítica literária. Intelectual latino-americano

Resumo

RESUMO: O estudo que aqui se apresenta procura estabelecer uma discussão acerca da postura intelectual de um dos mais destacados críticos latino-americanos, o uruguaio Ángel Rama. Sendo a configuração da classe letrada na América Latina uma preocupação do crítico, procura-se ler sua postura intelectual a partir da história que constrói da classe letrada da região, trazendo sua perspectiva crítica para dentro de importantes paradigmas latino-americanos como o arielismo e o calibalismo (JAUREGUI). Observa-se na prática intelectual de Ángel Rama o exercício de um "modernismo pedagógico" (ANTELO), que se não o apresenta como um arielista, considera sua postura como o que há de mais arielista no calibalismo. Por outro lado, discute-se a partir das considerações de Zigmunt Bauman seu papel de intelectual considerando o seu tempo e as práticas intelectuais  de arbitrar no campo da cultura, comuns a ele.

Biografia do Autor

Débora Cota, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Docente da Universidade Federal da Integração Latino-americana. Doutora em Literatura (UFSC - 2010), com tese sobre crítica latino-americana contemporânea. Possui pesquisa e atua nas seguintes sub-áreas: teoria literária, crítica literária latino-americana, narrativa latino-americana contemporânea e ensino de literatura.

Downloads

Publicado

2016-01-12

Como Citar

Cota, D. (2016). ÁNGEL RAMA: PERSPECTIVA CRÍTICA E PRÁTICA INTELECTUAL. Revista Literatura Em Debate, 9(17), 146–158. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1853