CULTURA BRASILEIRA EM DOIS TEMPOS: MÁRIO DE ANDRADE, GURU DE HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO

Autores

  • Julio Cezar Bastoni da Silva Pesquisador independente e integrante do Núcleo de Estudos Oitocentistas da Universidade Federal de São Carlos (NEO-UFSCar)

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Hermínio Bello de Carvalho, cultura brasileira, política cultural, Cartas cariocas

Resumo

O presente artigo visa discutir o projeto cultural de Mário de Andrade tal como interpretado por Hermínio Bello de Carvalho, jornalista, produtor, compositor e um dos nomes fundamentais da música popular brasileira na segunda metade do século XX. Dessa maneira, o artigo aborda, por meio dos textos de ambos, suas concepções sobre a cultura brasileira, suas confluências, bem como a maneira pela qual Hermínio retoma a inspiração andradiana para sua própria prática no campo da cultura. O artigo também propõe uma breve análise sobre a obra Cartas cariocas, na qual, entre a crônica e o gênero epistolar, Hermínio revisita a vida de Mário de Andrade a partir de sua perspectiva, em uma tonalidade intimista que pretende sugerir a necessária presença de Mário na reflexão sobre a cultura brasileira.

Biografia do Autor

Julio Cezar Bastoni da Silva, Pesquisador independente e integrante do Núcleo de Estudos Oitocentistas da Universidade Federal de São Carlos (NEO-UFSCar)

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho', campus Araraquara (UNESP-FCLAr).

Downloads

Publicado

2015-09-21

Como Citar

da Silva, J. C. B. (2015). CULTURA BRASILEIRA EM DOIS TEMPOS: MÁRIO DE ANDRADE, GURU DE HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO. Revista Literatura Em Debate, 9(16), 1–15. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1718