PELA CRIANÇA QUE AINDA EXISTE NA GENTE: A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL SEGUNDO BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

Carla Damas Silva, Paulo Fonseca Andrade

Resumo


No trabalho, pretendemos problematizar os conceitos de literatura e de literatura infantil e juvenil por meio da análise de “depoimentos” de Bartolomeu Campos de Queirós. Para tanto, investigaremos, por meio de textos teóricos sobre o assunto, as discussões já realizadas sobre esses conceitos, em diálogo com o que Bartolomeu Campos de Queirós postula em seus textos reflexivos.

Essa investigação mostra-se relevante porque o autor em questão é considerado um escritor de livros infantis, assim é interessante observar como esses depoimentos fornecidos por ele apontam para um posicionamento sobre a ideia de literatura que norteia e se reflete em suas obras, fazendo dele, ao lado de outros autores, um expoente no campo da literatura infantil contemporânea, à medida em que mostra que nem sempre a infância é “colorida”, feliz e perfeita, e a criança, um ser “menos inteligente”, como nos procuram fazer crer diversas produções supostamente feitas “para crianças”.


Palavras-chave


Teoria Literária; Literatura

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.