"literaturaemdebate"

Literatura e resistência na narrativa latino-americana contemporânea (v. 12, n. 23, 2018/2)

Dossiê temático: Literatura e resistência na narrativa latino-americana contemporânea

No contexto dos estudos literários, “resistência” tem sido uma expressão com conotação teórico-crítica frequentemente referida para tratar de obras que problematizam episódios históricos de exceção, como as Ditaduras Militares vivenciadas na América Latina ou momentos do chamado pós-colonialismo, no caso de literaturas produzidas em países tornados independentes politicamente, como é possível verificar em grande parte de literaturas africanas de língua portuguesa. Dizer que uma obra literária está associada a uma perspectiva de resistência implica, nessa linha de raciocínio, apontar elementos de ordem temática ou temática e formal que atestam a contrariedade do texto artístico a um sistema social, a um regime político, a uma experiência cultural, a determinadas práticas sociais, como as relacionadas a gênero, identidade, violência, marginalização etc. Resistir através da literatura, portanto, é uma forma de “lutar” contra algum sistema ou situação, de combater ideais, de reagir a perseguições ou imposições de modelos de comportamento socialmente legitimados.

 

Considerando as relações entre literatura e resistência, como as indicadas acima, esta chamada da revista Literatura em Debate propõe o dossiê temático “Literatura e resistência na narrativa latino-americana contemporânea”, buscando acolher estudos sobre narrativas literárias produzidas por escritores latino-americanos na contemporaneidade as quais podem ser compreendidas como literatura de resistência.

Sessão Vária: tema aberto - estudos literários

Sessão Resenhas: obras e ensaios críticos no campo da literatura escritos em 2016 e 2017

Recebimento de submissões: 30 de março de 2018

Publicação: dezembro 2018

Organização: Profa. Dra. Luana Teixeira Porto (Universidade Regional Integrada, Brasil) e Prof. Ph. D. David William Foster (Universidade do Estado do Arizona, EUA)


Normas para publicação
: no site da revista: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate